Sobre a Ceia

Série: Coisas que Você Já Ouviu
Publicado em 30/10/2023

" Leia I Coríntios 11:23-26”


Perguntas para Interação:
O que a palavra “Ceia” lembra você?


Podemos encontrar o relato da ceia realizada por Jesus nos evangelhos sinóticos (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.14-20). Em todos percebemos a conexão desse ato simbólico com o ambiente pascal de aliança entre Deus e o seu Povo por meio do sacrifício do Cordeiro (Êxodo). Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) e é Ele quem apresenta os novos elementos da ceia aos discípulos no cenáculo, sendo o pão o seu corpo partido e o vinho o seu sangue derramado como sacrifício.

 Essa nova aliança declarada por Jesus aos seus discípulos (ontem e hoje), nos coloca no ambiente da aliança com Deus, aptos a participarmos dos seus benefícios e responsabilidades. A Ceia não salva, mas simboliza a salvação e a sua consumação eterna com a volta de Cristo; revela nossa parte no compromisso da aliança com Deus que nos forneceu o Cordeiro Pascal. Pontos a considerar:

  • Na cultura judaica a ceia[1] é um comer cerimonial que santifica e precede o banquete principal de uma festa, por isso Jesus disse que participaria novamente somente na sua vinda e conosco (Mt 26:29). A Ceia é um ato de que consagramos e santificarmos o nosso viver para Deus por meio de Cristo e que estamos nos preparando para encontrá-lo visivelmente;
  • Requer consciência do que significou a morte e ressurreição de Jesus, reverência profunda, discernir interior e por isso não orientamos que crianças participem[2]; não é um ritual qualquer, mas um símbolo de uma realidade espiritual que deve ser vivido diariamente (Jo 6:56-58);
  • Devem participar discípulos, ou seja, pessoas aliançadas com Jesus, participantes do Seu corpo místico e que vivem em plena comunhão uns com os outros pelo Espírito. Por isso entendemos que é para quem se batizou e vive uma vida em consagração, santificação ao Senhor e em comunhão com os irmãos. Essa comunhão é o reflexo de uma vida integrada no Corpo de Cristo, onde a oração, a Palavra, a comunhão e a contribuição são vividas na prática diária;

Quem não participa da Ceia, está deixando de receber vida espiritual e física, como cura, restauração, libertação etc. Isso mesmo! Muitos não participam porque não sabem que quando se avaliam interiormente e se arrependem das suas falhas com mudança de vida, estão aptos a se fortalecerem por meio da Ceia. Uma coisa é abandonar o pecado e outra é não se arrepender e achar que está tudo bem, daí sim, os rebeldes e obstinados pelo pecado, quando participam indignamente da Ceia do Senhor, tomam condenação para si e vivem uma vida debaixo de maldição (1Co 11:27-30).

Importante: Você é quem deve se examinar pela Palavra!

O que você aprendeu ou foi lembrado nesse Grupo Caseiro?


 

[1] Kidush = santificação/consagração

[2] Salvo raríssimas exceções, no seio familiar, tendo cunho pedagógico e sob orientação pastoral.

Compartilhe em suas redes sociais