Jesus Cristo Homem

A Humanidade de Cristo
Publicado em 07/08/2023

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
(1 Timóteo 2:5 – grifo nosso)


Pergunta para Interação:

Imagine um dia da agenda de Jesus na terra. Descreva o que você vê?  Mais Deus ou mais Homem?


Muitas pessoas se esquecem ou ainda não aprenderam que Jesus era o Filho do Homem, ou seja, era (e ainda é) 100% Deus e 100% Homem em unidade e plenitude perfeitas. Esquecer o aspecto humano de Jesus é negar que Ele é capaz de nos dar suporte em todas as dimensões da nossa vida.  

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Hb.4:15)

Os textos bíblicos que lemos são encorajadores e nos mostram pelo menos duas coisas muito importantes:

  1. Temos alguém que nos “entende” e “atende”. Isso é consolador porque Jesus não olha o sofrimento humano com desdém, Ele não é indiferente, mas alguém que é capaz de perceber as dores mais profundas das pessoas, quer físicas ou emocionais. A Bíblia nos revela que Ele teve compaixão, se entristeceu, se alegrou, chorou, foi abandonado, traído etc. Jesus não só “entende”, mas “atende” ao se mover na nossa direção com graça;
  2. Ele sabe das nossas fraquezas e pecados, pois levou sobre si cada um deles naquela cruz. Ele é alguém que “como nós” foi tentado em tudo, mas não cedeu a tentação, não pecou e por isso pode ser aceito como sacrifício para nos trazer de volta ao Pai.

Se tivermos uma visão distorcida dessa verdade (Jesus Cristo Homem), podemos cair no engano de achar que aquilo que Jesus viveu pelo poder do Espírito Santo não é para nós, afinal, somos “apenas humanos”. Eis aí o engano, pois o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos está disponível e habita na vida de cada crente (Rm.8:11). Pense um pouquinho no que Ele disse aos discípulos:

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (Jo.14:12)"

Nunca seremos “maiores”, mas faremos “obras maiores”, pois Ele viu nossa humanidade e decidiu que seríamos para o louvor da Sua glória (Ef.1:5-6;12).

 

Compartilhe em suas redes sociais