Devocional
Publicado em 01/05/2023
“Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor, entre vocês. Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo, e assim vivam em paz uns com os outros.” – Efésios 4:2-3 (VIVA)
Pergunta para Interação:
Você já conheceu alguém que num primeiro momento te parecia antipático e depois viraram bons amigos?
Certa vez ouvi a frase “somos rápidos para julgar os outros... e também para condená-los”. Isso é uma verdade e acontece conosco no dia a dia e muitas vezes nem percebemos. Essa atitude com relação as pessoas vêm até com um ar de espiritualidade quando no contexto da igreja local. O que será que Jesus diria sobre isso? (Mt 7:1-5)
Vale lembrar que cada pessoa é um universo, tem uma história, nunca será igual a você e terá hábitos, atitudes e personalidade diferentes. Gostamos de andar perto daqueles que são parecidos conosco, mas na maioria das vezes ficamos desconfortáveis quando temos que andar com aqueles que divergem das nossas opiniões. Paulo nos chama ao desafio de andar em concordância, com consciência de que a construção de uma congregação sadia passa pelo entendimento de unidade bíblica. Leia o texto de Efésios 4:4-6 e veja o que nos une como igreja.
Somos chamados por Deus para olharmos para o que interessa e não perdermos o foco nessa terra. Olhar uns para os outros e encontrar diferenças não requer muito esforço, mas quando se trata de ver o que nos faz ser Igreja em Deus, isso requer sair da zona de conforto e se mover na atmosfera da reconciliação; deixar de lado o orgulho, a justiça própria, a religiosidade e se aproximar das pessoas para entender sua história e perceber o porquê de sua forma de ser para então ajudá-las.
Quando você olha para sua história e para a vida que leva hoje, você percebe que existe algo que precisa ser mudado em você? Não podemos pensar só em ajudar outros, mas precisamos nos deixar ser ajudados abrindo nossa história para quem é temente a Deus e possa nos ajudar.