Espera, Dores e Emoções

Série: Crescendo Nas Dores - Lição 1 (Mente)
Publicado em 07/03/2023

Pergunta para Interação:

Você já precisou esperar um atendimento médico estando com dor?


Josué 1:1-18

Os momentos de dores e esperas são difíceis para qualquer pessoa, mesmo os mais experientes na fé sofrem angústias desses processos. Jesus sofreu as angústias das dores emocionais, físicas e espirituais em toda sua trajetória nessa terra. A palavra de Deus nos ensina que essas dimensões existem e devem ser tratadas com a devida atenção. (1Ts 5:23)

Com base no texto de Josué, vamos apontar alguns conselhos saudáveis com relação ao tema proposto, mas antes, devemos lembrar que é preciso respeito consigo mesmo e em hipótese alguma descartamos a ajuda de profissionais da área da saúde no sentido de discernir o momento que se está vivendo. Dito isso, sigamos na nossa lição:

  1. Espere com esperança. Deus respeita sua humanidade e entende nossa natureza humana. Ele respeitou o luto do povo por trinta dias. Dores não cessam com decretos, mas com processos de tratamento. Respeite sua humanidade, se acalme e procure ouvir a voz de Deus; se Ele não disser nada lembre-se que o silêncio também traz descanso e cura. Ele não te abandonou. Você já experimentou ficar em silêncio para ouvir Deus?
  2. Não atropele os tempos, mas reaja com bom ânimo. Deus disse a Josué “tenha bom ânimo” e não “te darei bom ânimo”. O ânimo de Josué deveria ser uma atitude consciente tendo como combustível a Palavra de Deus, ou seja, o Seu caráter infalível. Onde você tem buscado o combustível para o seu bom ânimo?
  3. Se deixe ser cuidado. O isolamento do convívio com os irmãos pode esfriar o seu coração e te levar para uma depressão profunda. Ninguém pode chorar a sua dor, mas existem pessoas que querem chegar no mesmo lugar de descanso que você e estão dispostas a te ajudar. Lembre-se que sua dor é única, mas Deus também é e sabe como te consolar!

Com qual desses três conselhos você mais se identificou?


“Mas não somente isso, como também nos gloriamos nas tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança produz um caráter aprovado; e o caráter aprovado produz confiança.” (Rm.5:3-4/ KJA)


Palavra construída em conjunto com as lideranças – grupos de estudos sobre Josué 1:1-18 | “Mente, Corpo, Espírito e Relações Interpessoais” – 06/03/2023

Compartilhe em suas redes sociais