A Estratégia de Satanás

Série: Abra os Meus Olhos - Lição 4
Publicado em 30/01/2023

Se para alguém a Boa Nova que pregamos está oculta, ela está oculta daquele que vai a caminho da morte eterna. Satanás, o deus deste mundo pecaminoso, o fez cego, incapaz de ver a glória do Evangelho que está brilhando sobre ele, ou de compreender a mensagem maravilhosa que pregamos acerca da glória de Cristo, que é Deus.” – (2Co 4:3-4 – VIVA)


 Pergunta para Interação:
Seja sincero, você busca resposta para tudo na sua vida em Deus?


Fica bem claro no texto que lemos que a cegueira espiritual desse tempo tem um agente causador: satanás. O inimigo tem um objetivo de levar a humanidade para a morte eterna, através da cegueira espiritual, ou seja, a ausência eterna da presença de Deus.

Podemos observar na história de Israel que o inimigo sempre procurou estratégias para distanciar o Povo de Deus do seu destino divino, corrompendo sua cultura e porque não dizer implantando outras urgências no cotidiano do povo escolhido. Às vezes pelo trabalho excessivo como foi no Egito (Ex 5:9); outras vezes roubando a força e o equilíbrio como foi com os cananeus (Jz 1:5-7); e ainda inutilizando a visão como no caso dos babilônios (Jr.39:6-8).

Uma das estratégias mais letais de satanás é relatada no livro de Juízes na história de Sansão (Jz 13:1-7;24-25). Os filisteus tinham o hábito de deixar os povos dominados conviverem com sua sociedade de forma “tranquila”, consumindo sua cultura e assim, aos poucos, sabotando a consciência de “povo livre” com o objetivo de destruir as gerações vindouras pelo “encantamento cultural”, uma aparência de paz, de uma vida “comum” onde “todos são iguais”, “todos os caminhos levam a de Deus”. E hoje, seria diferente? Onde você tem fundamentado sua vida?

Entenda uma coisa! Você não é uma pessoa comum! O Espírito de Deus habita em você! O perigo da tentação de ser um homem comum é justamente uma artimanha de satanás para paralisar, cegar, roubar a consciência da Igreja, sua identidade, protagonismo e destino celestiais. Não faça do trabalho o seu “deus”, da cultura do mundo sua paz e dos valores dessa terra sua ética de vida. Deus nos chamou para percebermos uma realidade muito mais poderosa, mas para isso, precisamos olhar para o alto (Ap 4:1-2). Não busque respostas na terra, mas olhe para a porta aberta no céu. Busque, viva e pense nas coisas do alto, pois lá está tudo o que você precisa (Cl.3:1-3).


Insight da ministração do Ap. Sidinei Consteila [[https://www.youtube.com/watch?v=APZ9rb18EiU]
Adaptado para Grupos Caseiros pelo pr. Joel F. Silveira em 30/01/2023

Compartilhe em suas redes sociais