Série: Eliseu e a Viúva - Lição 4
Publicado em 28/11/2022
“Ela correu a contar ao profeta Eliseu o que havia acontecido. E ele disse: "Agora vá vender todo o azeite; com o dinheiro a senhora pagará as dívidas e ainda sobrará bastante para viver com os seus filhos!” (2Reis 4:7 – VIVA)
Pergunta para Interação:
Alguém, alguma vez na vida, já sofreu a opressão das dívidas?
Sua família foi penalizada por isso?
Na complexa trama que trouxe à tona o problema daquela viúva, percebemos o quanto as dívidas foram o fator gerador de toda a sua angústia. Essas dívidas entraram a largos passos por meio de uma necessidade grave daquelas pessoas, no caso, a doença do marido da viúva, um homem temente ao Senhor.
É impressionante o quanto a Palavra de Deus é atual. Isso ainda acontece nos dias de hoje, quando pessoas bem-intencionadas, crentes em Cristo, se veem em situações de apuros e devido a essas urgências, acabam comprometendo grande parte da sua renda para tentar sanar problemas de saúde ou despesas inesperadas e até genuínas. Nesse sentido, o Senhor pode sim intervir, abrindo portas, direcionando, colocando pessoas certas ao longo do caminho para serem provedoras tanto com instrução como com recursos. Isso não isenta aquele que recebe a provisão divina de administrar com humildade e sabedoria as oportunidades que o Senhor colocou em suas mãos, trabalhando com gratidão, alegria e se esforçando para permanecer fiel.
Vale também lembrar que muitas pessoas acabam se endividando por coisas fúteis. Black Friday, promoções, presentinho do líder, Natal, Amigo Oculto e por aí vai; o discurso é o mesmo na maioria dos casos: “a gente dá um jeito depois”. Nisso as dívidas vão entrando e achando terreno fértil, crescendo e gerando miséria na família. Não esqueça de que a forma como administramos/investimos nossos recursos testemunha muito da nossa consciência espiritual. Dizimar e ofertar conscientemente não é o que empobrece o crente, mas geralmente são esses os primeiros itens a serem colocados na lista de “corte de gastos”. Seria isso coerente?
Se organize, se informe, não se endivide por coisas fúteis, honre o Senhor administrando bem suas finanças e assim você poupará sua família de dias angustiantes.
Recursos Auxiliares:
Cursos de Administração Financeira Pessoal (Gratúitos)
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/170
https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/como-organizar-o-orcamento-familiar
Para Empreendedores