Encorajados no Discipulado

Série: Encorajamento - Lição 2
Publicado em 08/08/2022

Depois Moisés chamou Josué e, na presença de todo o povo, lhe disse: —Seja forte e corajoso, pois você vai comandar este povo na conquista da terra que o SENHOR jurou que daria aos nossos antepassados.” (Deuteronômio 31:7 – NTLH)


Pergunta para Interação:

1) O que chamou sua atenção no texto acima?


Dois homens num momento significativo para o povo de Israel. Um deles estava deixando a condução do povo, limitado pela idade, mas muito consciente do seu tempo. O outro com um grande desafio nas mãos que era dar continuidade ao cumprimento de uma promessa. O mais lindo nisso é que ambos estavam envolvidos numa atmosfera prática e profunda de discipulado, ou seja, tinham uma história juntos em Deus. Qual o seu envolvimento com discipulado hoje?

Lições que podemos aprender sobre esse momento na vida desses dois homens:

  • Josué foi encorajado por perceber que Moisés também tinha limites. Esconder nossa humanidade diante dos irmãos só irá nos enfraquecer ainda mais. Os discípulos “mais chegados” de Jesus viram bem de perto sua humanidade. (Mt.26:37-38)
  • Josué foi encorajado por ser afirmado publicamente, mas isso não foi fruto do acaso. Josué era um homem comprometido com Deus, servo de Moisés e zeloso com o Povo. No discipulado somos encorajados a nos comprometermos com o Senhor em todas as áreas da nossa vida, inclusive no que diz respeito a sociedade. Só envolvimento não substitui o “comprometimento”. Você é envolvido ou comprometido com Deus?
  • Josué foi encorajado a canalizar suas forças no projeto de Deus: uma nação santa! Muitas pessoas se frustram porque acham que Deus é o “gênio da lâmpada mágica” que vai realizar todos os seus caprichos. Isso é um engano terrível! Precisamos canalizar nossas forças em servirmos ao Senhor e nos submetermos a Sua vontade! (Rm 12:2/ Mt 6:33).

Comprometer-se com discipulado prático é desafiador, mas encorajador! Qual área da sua vida você precisa ajustar para andar junto com teus irmãos em discipulado?

Compartilhe em suas redes sociais