Falar, Pensar e Sentir

Série: Crescimento Espiritual - Lição 4
Publicado em 18/07/2022

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
 (ICo.13:11-NVI)


Pergunta para Interação:

1) Como você acha que é uma pessoa guiada pelo Espírito? Como ela fala, age e pensa?
2) As pessoas ao seu redor poderiam dizer isso de você?


Mesmo que não venhamos a agir como filhos maduros, nossas imaturidades não nos desclassificam como “filhos de Deus”. Lembremos que somos feitos filhos porque aceitamos a Jesus (Jo.1:12) e não porque somos bons, porém, isso não é um consolo para ficarmos no cárcere da imaturidade, mas sim um convite a sairmos dele e acessarmos tudo o que o Senhor já disponibilizou para nós como filhos. O padrão do crente é Jesus e não a carnalidade (1 Co 3:1/ Ef 4:13). Sabemos que existe um caminho a percorrer rumo a maturidade, mas como estamos nesse caminho? Sentados à beira do caminho esperando algo acontecer ou se movendo em direção ao alvo que é Cristo?

Alguém guiado pelo Espírito é aquele que tem a capacidade de se deixar ser avaliado por Ele e submete sua vida a Palavra, que é a espada do Espírito (Ef 6:17/ Hb 4:12). Isso pode ser percebido em pelo menos três áreas da vida de um filho de Deus:

  • Falar (um som denuncia sua origem e propósito): Tg 3:2/ Ef 4:29 / Pv 18:21
  • Pensar (os depósitos da mente): Fp 4:8/ 2 Co 10:5/ Ef 4:22-24 / Cl 3:2-3
  • Sentir (raciocinar – agir e reagir/ lógica das ações): Gl 5:16-17/ Fp 2:14 / Ef 4:31-32

Então, em qual dessas áreas você entende que precisa amadurecer? Creio que os textos falam por si só. Medite nesses versículos porque não existe como crescer e amadurecer no Espírito sem contato com a Palavra (Sua espada). Na próxima semana, no grupo caseiro, você terá a oportunidade de compartilhar o que Deus ministrou ao teu coração hoje.

Compartilhe em suas redes sociais