Quando eu acho que estou pronto, o que fazer?

Série: Discípulos de Jesus - Lição 4
Publicado em 25/04/2022

“...Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu...”
 (At 1.4b - NTLH).


Pergunta para Interação:
Quantas vezes você sentiu a necessidade de ser usado por Deus?
Pelo tempo já decorrido você acha que está, espiritualmente, pronto para Deus?


Após sua ressurreição Jesus permaneceu quarenta dias na terra. A festa Pentecostes, dada por Deus ao povo de Israel (Primícias), durava sete semanas e era celebrada cinquenta dias após a Páscoa, ou seja, dez dias depois de o Senhor ser assunto ao céu. Essa observação é importante porque Jesus não determinava tempos ou dias, mas eventos. Por isso os discípulos tiveram dificuldades em saber “quando” e “como era” exatamente ser batizado no Espírito Santo (At 1.5). Esperar por um tempo do tipo “não muito depois destes dias” era muito vago e angustiante, porém os discípulos esperavam juntos em oração.

Os discípulos andaram com o mestre durante três anos. Viveram experiências de aprendizado das mais diversas, mas apesar disso não entendiam muita coisa. Isso só lhes foi possível e revelado quando Jesus ressuscitou (Jo 21:6). Somente a partir desse momento fica clara a missão e onde deveriam iniciá-la (Mt 28.18; At 1.8). Mesmo assim, o sentimento de incapacidade diante de tamanha obra podia ser real. O que eles não imaginavam é que após o batismo com o Espírito Santo já não seriam as mesmas pessoas, mas poderiam fazer as mesmas coisas que o Mestre; só não estavam prontos ainda.

Quem sabe achemos que já estamos prontos para muita coisa. Afinal, já temos um longo caminho com Deus. Nosso caráter e testemunho são ilibados. Entretanto, quando vemos a grandiosidade da obra de Deus na terra, nos sentimos pequenos e incapazes. O fato é que não precisamos nos preocupar com o que fazer, e sim, em alcançar a promessa do Pai. Enquanto aguardavam esta promessa, os discípulos oravam (At 1.14). Façamos o mesmo, perseveremos unânimes em oração.

Compartilhe em suas redes sociais