O Ensino de Jesus

Série: Discípulos de Jesus - Lição 3
Publicado em 18/04/2022

“... aprendam de mim pois sou manso e humilde de coração ...” (Mt 11.29).


Pergunta para Interação:
O que é para você aprender de Jesus?
O que significa, na sua perspectiva, seguir Jesus?


Quando alguém entende que Jesus o convida para ser seu discípulo (pescador de homens) de imediato olha para si mesmo e se percebe incapaz (Lc 5.8), pois não compreende que o objeto do ensino do Mestre é o ser humano. Jesus é um profundo conhecedor da natureza humana. Por isso as pessoas se maravilhavam quando ensinava, pois falava com autoridade e não como os escribas da época. Jesus estava no centro do seu ensinamento. A Torá falava do Messias, o rei, mas o rei estava ali “manso e humilde”; não era isso que se esperava do Messias, muito menos de um rei.

Apreender de Jesus não é apenas ter um coração ensinável para fazer tudo que se ouve ou tentar ser igual ao seu mestre. Jesus não era um mestre de moral que tinha uma ideologia. Ele não era um reformador social. Jesus era alguém pleno do Espírito e por isso estava no centro da vontade de Deus (Lc 4.18). Os discípulos puderam se conectar com seu mestre somente quando receberam o Espírito Santo.

De tudo que ouvimos, o mais desafiador não é seguir Jesus, mas tomar a cruz e seguir após Ele (Mt 16.24). Provavelmente entendamos que tomar a cruz seja algo muito doloroso; talvez sim, para os mais orgulhos, pois qualquer questão que envolva o caráter humano, pressupõe que precisemos ser humildes o suficiente para sermos livres. O orgulho é um empecilho ou um fardo para quem precisa ter o caráter de Cristo. Ser vulnerável, é condição principal para um discípulo e é imprescindível para servir no corpo.

Compartilhe em suas redes sociais