Série: Discípulos de Jesus - Lição 2
Publicado em 11/04/2022
“Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19).
Pergunta para Interação:
Você já se achou inadequado para Deus, e isso o frustrou?
Você tem o hábito de aplicar o que entende?
Mais uma vez Jesus fez um convite com promessa, mas dessa vez ordenou que um pequeno grupo de pescadores o seguisse. Esses homens não tinham uma perspectiva. Seus pais, avós e bisavós eram pescadores e provavelmente o seriam também pelo resto de suas vidas. Na época a proposta era revolucionária e hoje seria um tanto dúbia, afinal, deixar de pescar peixes para pescar homens, não faz sentido. Mas eles, no mesmo instante, deixaram tudo e seguiram Jesus (Mt 16.24).
No processo da obediência descobrimos que com a nossa condição humana (forças ou capacidades) não conseguimos fazer tudo que Jesus quer que façamos, nem mesmo sermos tudo que Ele quer que sejamos; isso sem contar que as vezes nem ao menos entendemos o que Ele está nos dizendo.
O apóstolo Paulo passou por esse dilema angustiante. Ele não podia fazer o bem que queria, mas o mal que não queria acabava fazendo. Por isso ele se culpou. A Bíblia descreve a condição humana (Rm 7.19,24) e é por isso que o evangelho de Jesus é uma boa notícia. O convite de Jesus é um grande conforto para todos os que desejam fazer a vontade de Deus. É como se Jesus dissesse: "Não se trata de sua força, não se trata de sua capacidade, venha comigo, eu, Jesus, vou fazer de você uma pessoa extraordinária; eu, Jesus, vou fazer de você uma pessoa diferente; eu, Jesus, vou mudar você".
A religião diz o que fazer, você tenta, mas não consegue a não ser frustração, culpa e um senso de inadequação quase absoluto diante de Deus. Jesus diz pra você: “Venha comigo, e Eu transformo sua vida”.