Série: Discípulos de Jesus - Lição 1
Publicado em 04/04/2022
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração;” (Mt 11.28-30).
Pergunta para Interação:
Como discípulo de Jesus, o que mais afeta seu testemunho?
Você tem dificuldade para se submeter?
Quando Jesus falou à multidão, ele estava se comunicando com pessoas cansadas de cumprir mandamentos e regras pesadas demais. Os rabinos (mestres fariseus) ensinavam preceitos que eles mesmos não cumpriam. Na cultura judaica, esse ensino rabínico era chamado de “jugo do rabino”. Por isso Jesus, dentro daquele ambiente de opressão, chama àquelas pessoas a se submeterem ao seu jugo, ou ensino. A palavra-chave para um chamado ao discipulado era: obediência e submissão.
Filhos seguem pais. São discípulos porque trazem em si caraterísticas idênticas ao pai. Isso faz com que sejam parecidos não somente em traços genéticos, mas moralmente e no caráter. Como cristãos todos nós somos chamados, primeiro, para sermos filhos de Deus (Jo 1.12) e depois discípulos de Jesus, sem exceção (1Pe 2.9). Temos uma identidade (filhos) e uma missão (ser discípulos).
O Senhor Jesus deixou bem claro que o primeiro traço dessa identidade que deve marcar o discípulo é: mansidão e humildade, em obediência e submissão. Também ele nos avisa que isso não é algo que deva ficar só na área do conhecimento das verdades espirituais, mas devemos olhar para ele, Jesus, como modelo de autoridade e praticarmos atitudes que lembrem às pessoas de que somos discípulos de Jesus (At 11.26).