“Estado da Vossa Fé”

Ap. Sidinei Consteila
Publicado em 28/03/2022

“Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” – I Tessalonicenses 3:5.


 Metade de março/22 faz dois anos que se iniciou a pandemia, uma crise mundial, onde nenhum país do mundo escapou. Quais foram as consequências que a pandemia trouxe:

Perdas:
- Entes queridos, familiares, amigos que perderam a vida.
- Pessoas que perderam o emprego.
- Pessoas que fecharam suas empresas, seus negócios.

Ganhos:
- Ganhamos coisas novas que não estávamos acostumados com elas: medo, solidão, angústia, ansiedade, isolamento, pessimismo, falta de expectativa no futuro, incredulidade.

Roubos:
- Nos foram roubadas coisas preciosas como a fé (começamos a não acreditar mais de que Deus está no controle de todas as coisas), a esperança (quando isso vai acabar), coragem e o otimismo.

As coisas que nos foram roubadas precisamos reaver pois são nossas. Quero lhes falar sobre algo no qual fomos roubados e nos tornou enfraquecidos: Fé.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (I Co 13:13).

No texto acima, o apóstolo Paulo salienta esses três elementos básicos da vida cristã, sem os quais ela não tem sentido e se torna enfadonha por se limitar apenas ao cumprimento de tarefas religiosas. Embora o amor seja fundamental, observe a importância da fé:

“De fato, sem é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador (recompensador) dos que o buscam”. (Hebreus 11:6)*

“O justo viverá por (da, pela) ”. (Romanos 1:17)*

 O crente não vive pelo que sente, nem pelo que vê. Ele vive pela fé, crendo em Jesus como seu Senhor, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).

O apóstolo Paulo estava preocupado com o estado da fé da igreja que se encontrava em Tessalônica, pois os tessalonicenses haviam recebido o evangelho debaixo de muita tribulação.

  • I Tessalonicenses 3:5 – ESTADO DA VOSSA FÉ – Por que da preocupação? Porque Satanás se aproveita de todas as situações para nos afastar da fé. Se Deus tem um plano para sua vida, você é importante para Satanás. Ele se aproveitou da pandemia para enfraquecer a fé dos cristãos? De que forma? Sutil, quase sem percebermos. Em primeiro lugar ele conseguiu isolar a igreja dos cultos presenciais, da comunhão, dos grupos caseiros, da ceia. Muitos em vez de terem seu momento devocional de meditação bíblica e oração estavam grudados na TV assistindo suas séries favoritas ou “celebridades do gospel”. Chegou a hora em que os cultos e os grupos caseiros estavam liberados presencialmente, mas muitos já não tinham mais vontade de participar. Outros nem voltaram; o desejo era ficar em casa e assim foram enfraquecendo na fé e por consequência, desanimaram e desistiram da vida com Deus.
  • I Tessalonicenses 3:10 – REPARAR AS DEFICIÊNCIAS DA VOSSA FÉ.
    - Quando damos brecha ao inimigo.
    - Quando damos crédito ao que outros estão falando, em vez de confiar na palavra de Deus.
    - Quando deixamos de congregar.
  • I Tessalonicenses 1:2-3 – POR QUE TODA ESSA PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO A FÉ DA IGREJA DE TESSALÔNICA?
    - Uma fé operante, viva e ativa precisava ser preservada. Uma igreja que se movia pela fé em meio as tribulações, desafios e dificuldades fundamentada no amor de Jesus.
    - Uma igreja que tinha se tornado modelo para toda a Macedônia e Acaia. Eles não podiam retroceder, desanimar ou desistir.

Precisamos rejeitar todas as setas que o inimigo lançou nestes últimos tempos e pela reaver nossa posição em Cristo, recebendo renovação espiritual, nos pensamentos, nos sentimentos e no físico.

Deus abençoe!

Compartilhe em suas redes sociais