Ap. Sidinei Consteila
Publicado em 28/03/2022
“Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” – I Tessalonicenses 3:5.
Metade de março/22 faz dois anos que se iniciou a pandemia, uma crise mundial, onde nenhum país do mundo escapou. Quais foram as consequências que a pandemia trouxe:
Perdas:
- Entes queridos, familiares, amigos que perderam a vida.
- Pessoas que perderam o emprego.
- Pessoas que fecharam suas empresas, seus negócios.
Ganhos:
- Ganhamos coisas novas que não estávamos acostumados com elas: medo, solidão, angústia, ansiedade, isolamento, pessimismo, falta de expectativa no futuro, incredulidade.
Roubos:
- Nos foram roubadas coisas preciosas como a fé (começamos a não acreditar mais de que Deus está no controle de todas as coisas), a esperança (quando isso vai acabar), coragem e o otimismo.
As coisas que nos foram roubadas precisamos reaver pois são nossas. Quero lhes falar sobre algo no qual fomos roubados e nos tornou enfraquecidos: Fé.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (I Co 13:13).
No texto acima, o apóstolo Paulo salienta esses três elementos básicos da vida cristã, sem os quais ela não tem sentido e se torna enfadonha por se limitar apenas ao cumprimento de tarefas religiosas. Embora o amor seja fundamental, observe a importância da fé:
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador (recompensador) dos que o buscam”. (Hebreus 11:6)*
“O justo viverá por (da, pela) fé”. (Romanos 1:17)*
O crente não vive pelo que sente, nem pelo que vê. Ele vive pela fé, crendo em Jesus como seu Senhor, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).
O apóstolo Paulo estava preocupado com o estado da fé da igreja que se encontrava em Tessalônica, pois os tessalonicenses haviam recebido o evangelho debaixo de muita tribulação.
Precisamos rejeitar todas as setas que o inimigo lançou nestes últimos tempos e pela fé reaver nossa posição em Cristo, recebendo renovação espiritual, nos pensamentos, nos sentimentos e no físico.
Deus abençoe!