Série Evangelizar: Deus nos Chamou
Publicado em 21/03/2022
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23 – grifo nosso).
Pergunta para Interação:
Você já “errou o alvo” alguma vez na vida? Conseguiu reverter a situação?
Não podemos achar que o pecado é algo que simplesmente acontece na nossa vida, como uma planta que brota do “nada”. A bíblia deixa claro que Eva e Adão tinham a opção de obedecer ou não a Deus, assim também é conosco hoje, escolhemos errar ou acertar o “alvo”. Podemos perceber que existe uma tendência natural de queremos andar sem Deus, achar que podemos dar conta da nossa vida sem termos comunhão com Ele; isso reflete a realidade da existência do que a bíblia chama de pecado, um estado de rebelião, insensibilidade, morte espiritual decorrentes do afastamento do homem do seu Criador. Sobre o processo de como o pecado acontece e sua consequência, vale a pena verificar Romanos 6:23 e Tiago 1:14-15.
Pecar não é algo exclusivo de quem não é crente (1Jo 1:2), porque todos nós pecamos e precisamos nos arrepender de nossos erros para com um Deus que é santo. A Bíblia diz que quem não reconhece que peca faz de Deus mentiroso (1Jo 1:8-10). Ocorre que quem não aceitou a Jesus, não tem o Espírito Santo dentro de si e isso significa que essa pessoa vive num estado de morte espiritual, ou seja, vive fisicamente com um espírito morto dentro de si e por isso acha que andar no erro é normal, afinal de contas, “o mundo é assim mesmo”, “ninguém paga minhas contas”, essas são frases que denunciam uma mente cauterizada para a realidade do pecado.
Quando aceitamos a Jesus, somos recriados no espírito pelo Espírito Santo que passa a morar nele. Muitas pessoas não conseguem experimentar a vida de Cristo porque o Espírito da Vida (que é o Espírito Santo) não habita dentro delas. Para que isso ocorra, é fundamental o arrependimento profundo intermediado pelo póprio Espírito, que confronta e convence o homem pela Palavra, que esse estado de morte espiritual não é o fim que Deus deseja para ele. Não podemos nos esquecer de que o pecado mata! Desobedecer a Deus gera morte! A causa da ruína no mundo, na sociedade, nas famílias e até mesmo o resfriamento espiritual na igreja tem suas raízes no pecado. O modelo de “uma vida sem Deus” jamais irá desaguar em outra coisa que não seja ruina e morte.
Jesus nos deixou um modelo de oração onde pedir perdão ao Pai por nossas ofensas (pecados) não foi negligenciado. Não morra no pecado, se arrependa, confesse, deixe e viva Cristo. O Espírito Santo irá te judar, fale com Ele!
Pv. 28:13