O Casal de Suném - Superando Dias Difíceis

Aprendendo com as famílias da Bíblia - Lição 9
Publicado em 20/02/2022

2Reis 4:8 a 37


Perguntas para Interação:

  • Neste tempo de isolamento social, o nosso olhar tem se voltado mais para as nossas necessidades ou para a dos outros?
  • O que realmente é necessário?

A Palavra de Deus é repleta de ricas lições de vida e o relato da interação do profeta Eliseu com a família de Suném nos aponta para algo muito precioso que podemos considerar em pelo menos três aspectos:

  • Altruísmo[1] - Num mundo onde cada vez mais as pessoas são acometidas de um sentimento de egoísmo e individualismo, uma mulher anônima demonstra na prática um dos sentimentos mais nobres do ser humano: o altruísmo. Também vemos nela uma atitude sábia e de discernimento sobre quem e como ela estava ajudando; isso é um fruto do Espírito (Gl 5:23). Será que temos olhado para as pessoas como deveríamos? Conseguimos discernir a quem e como devemos ajudar? Consigo identificar quem realmente é o meu próximo? Pode ser alguém distante, um desconhecido, mas também pode ser alguém bem próximo mesmo, como nosso cônjuge, filhos, pais, irmãos... que talvez estejam necessitando de algo que para nós é tão simples suprir, mas que não conseguimos perceber apesar de estar bem diante dos nossos olhos. Pense nisso.

  • Reais Necessidades - O profeta foi atendido naquilo que realmente lhe era necessário. Quanto à mulher, aparentemente tinha tudo do que precisava materialmente, mas o projeto de Deus pela família estava estagnado em sua vida. Não havia descendência e toda aquela vida aparentemente próspera, estava fadada a acabar na sua geração sem deixar legado algum. Apesar de ter tudo o que o dinheiro podia adquirir, faltava algo que só Deus podia dar: Um filho (bem mais precioso). Como está a nossa família, o principal projeto de Deus? Se ela já é uma realidade, tenho suprido naquilo que realmente é necessário?

  • Confiança - Quanto ao profeta vimos que o Senhor, sabendo do que ele precisava, usou de meios inesperados para o suprir e isso nos ensina a confiar em Deus. Quanto à mulher, apesar da gravidade da situação ao ter seu filho (esperança) morto nos braços, foi confiadamente buscar recurso em quem realmente podia ajudá-la: o homem de Deus. Em quem temos depositado nossa confiança? Realmente cremos que Deus é a fonte de tudo o que precisamos?

[1] Tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade. (Wikipédia). Sinônimos: amor desinteressado ao próximo; abnegação, beneficência, ajuda, amparo.

 

Compartilhe em suas redes sociais