Estamos Ouvindo e Entendendo?

Mateus 27:45-50
Publicado em 29/04/2025

    Quando Jesus exclamou na cruz “Eli, Eli, lama sabactâni?” (Deus meu porquê me desamparaste?), muitas pessoas ouviram o que Ele estava dizendo, mas será que todos estavam entendendo? Será que as pessoas sabiam o que isso queria dizer? Ou sabiam e estavam debochando dele? Poderíamos pensar em alguns tipos de pessoas para fazermos um exame pessoal, partindo das seguintes perspectivas:

  • Eram ignorantes (no sentido de não saber) – talvez algumas pessoas não soubessem o que aquelas palavras significavam, já que foram ditas em um contexto bem incomum por uma pessoa condenada à morte. Que idioma ou o que elas queriam dizer? Quantas vezes você leu a Bíblia, mas não a entendeu por não fazer sentido para o seu dia a dia? Hoje continua assim ou você já consegue perceber que ela é atual, real e poderosa? (2Tm3:16-17)
  • Sabiam, pois conheciam as escrituras – talvez algumas pessoas conhecessem as escrituras que apontavam para a vinda de um Messias que seria precedida pelo profeta Elias (Ml.4:5). Jesus chega a mencionar essa profecia em Mt.11:14 se referindo a pessoa de João Batista. Embora soubessem, não tinham a revelação do Espírito Santo, não deram crédito, pois o Jesus que queriam não era o Jesus que estava ali. Seus olhos estavam fechados para as coisas espirituais. Quantas vezes você não deu crédito ao Cristo crucificado porque seus olhos estavam voltados para o agora? As dificuldades da vida podem afetar a fé dos corações mais “impressionados” com Jesus. Você é um discípulo “impressionado” ou “aliançado”?
  • Não sabiam e nem queriam saber – talvez os soldados Romanos que estavam ali não sabiam e nem ao menos estavam interessados em saber. Queriam apenas que terminasse logo aquilo tudo para seguirem suas vidas com normalidade, afinal, “isso não mudaria nada”. Quantas vezes você nem quis saber do Jesus da cruz porque ele não resolveu seus problemas? Quantas vezes você desejou que esse GC terminasse logo para você ir para casa, descansar, olhar uma TV, dormir e acordar no outro dia para “tocar a vida”?

      Você se identificou com alguma das situações acima? Precisamos nos voltar para as realidades espirituais, para a obra eterna de Cristo. Isso é maior do que “eu penso, quero ou enxergo”! Já estava escrito sobre esse dia em que o Filho de Deus se entregaria e levaria sobre Si os pecados da humanidade inteira (Sl.22, Is.53). Isso seria necessário para que eu e você pudéssemos viver o Sl.22:27 (leia em voz alta).

Ouvir e entender a obra de Jesus pelas Escrituras, é só pelo poder do Espírito Santo.


JFS

Links
Compartilhe em suas redes sociais