Ebenézer Tem Preço

Deus é o centro da sua vida?
Publicado em 13/01/2025

1Sm.7:1-13


Deus é o centro da sua vida? Em tudo?


         No texto que lemos observamos o povo de Israel em aperto porque haviam deixado de ter o Senhor como único Deus. Outros deuses começaram a fazer parte da sua vida e o anseio pela prosperidade terrena havia corrompido sua visão de prosperidade eterna e passaram a imitar as práticas de idolatria de outros povos. No coração dos israelitas Deus já não estava no centro, a Arca não estava no lugar, estavam escravizados, havia grande clamor por libertação e a voz profética havia se calado. Esse era o diagnóstico do povo: Idolatria! Tudo aquilo que tira Deus do centro da nossa vida é idolatria. Observe o relato bíblico pois ele traz lições que são valiosas para nós hoje:

  1. Oração sem ação pode gerar só distração. O povo de Israel clamava a Deus por 20 anos, sabiam o que tinham que fazer, mas não faziam: abandonar os ídolos. Samuel, o “filho da oração” os confrontou: “querem ser libertos? Deus no centro e ídolos no lixo!”
  2. Oração, arrependimento, sacrifício e posicionamento. Sempre que essas coisas são colocadas em prática na nossa vida, a pressão do inimigo aumenta, mas é nessa hora que precisamos continuar firmes. Na hora do sacrifício do cordeiro, Samuel viu o inimigo atacar com fúria, mas Deus trovejou do céu contra eles. A vitória que precisamos vem do alto, do Senhor, e não dos homens. Faça sua parte e confie, pois Deus fará a sua!
  3. Não pare. Deus deu a vitória! Não descanse até ver a libertação completa na sua vida, na sua família, na sua congregação, no ministério, no trabalho, na faculdade etc. Os inimigos que são os “secretários da idolatria” não podem ficar onde o Senhor reina. Deus já deu o Cordeiro, a Palavra, o Espírito, agora é abandonar os ídolos e servir somente ao Senhor!

         Ebenézer não pode ser somente um “jargão”, mas uma realidade na nossa vida. O preço pela ajuda de Deus já foi pago na cruz por Jesus, agora nossa adoração deve ser somente a Ele e não há mais espaço para ídolos. O Senhor é a nossa herança, nossa riqueza, nossa prosperidade santa, nossa vitória, nossa cura, Ele é tudo! Jesus é tudo! A pedra que Samuel colocou naquele lugar significa Jesus. Ele é o marco divisório da nossa vida eterna, portanto, Ele pagou o preço para que eu e você pudéssemos dizer “Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor”. Agora, nosso preço a ser pago, nossa atitude diante desse sacrifício maravilhoso, é deixarmos a idolatria (falsos deuses) para trás e servirmos somente a Ele.

Compartilhe em suas redes sociais