Cristãos Maduros

Que nota você daria para sua maturidade cristã? E sua família concordaria com essa nota?
Publicado em 25/06/2024

      Você sabia que assim como em nosso desenvolvimento natural, o nosso desenvolvimento espiritual também possui fases de desenvolvimento, e que o nosso progresso nestas fases de desenvolvimento é muito importante para Deus?

      Quando olhamos para os ensinamentos do Novo Testamento sobre vida cristã, podemos entender que há dois aspectos fundamentais que Deus valoriza e projeta para todos os seres humanos, que são a salvação em Jesus e em seguida, que a pessoa salva torne-se semelhante a Jesus em todas as áreas da sua vida. E este processo é o que podemos chamar de amadurecimento espiritual.

"Deus deseja que todos sejam salvos: Efésios 1.4,5 e I Timóteo 2.3,4"

"Deus deseja que todos os salvos amadureçam na fé: Efésios 4.13"

      Não devemos confundir ter maturidade espiritual com coisas como, tempo de fé ou de participação na igreja, participação em atividades e ministérios, ou ainda com conhecimento bíblico e teológico. Todas estas coisas são boas, mas de acordo com a bíblia não são evidências de que uma pessoa é madura espiritualmente.

      O texto de Hebreus 5.12-14 nos mostra que havia pessoas que eram convertidas a tempo o suficiente para serem mestres na igreja, mas que ainda eram “crianças na fé” porque não possuíam experiência de praticar a Palavra em suas vidas diárias. O mesmo texto nos mostra que pessoas maduras (adultas) na fé são aquelas que ao longo do tempo praticam continuamente os ensinamentos da Palavra em suas vidas, se tornando experientes (possuidoras de experiência) na Palavra da verdade.

      Veja que de acordo com o texto de Hebreus o que faz com que um seguidor de Jesus viva como uma criança na fé ou se torne maduro (adulto na fé) é o quanto a pessoa põe em prática os ensinamentos de Jesus em sua vida diária.

      Se você é novo convertido deve desde já se dedicar a aprender sobre os ensinos de Jesus e praticá-los em sua vida diária. E se você já segue a Jesus a mais tempo, deve evitar que o ensino de Cristo se torne em apenas uma rotina em sua vida, e procure manter aceso o desejo de se tornar a cada dia mais parecido/parecida com Jesus.

      Você acha que existe espaço para colocar em prática a Palavra de Deus no seu dia a dia? Em que área da sua vida você sente que mais precisa amadurecer? O que te impede? Ore e coloque isso diante de Deus, dê passos e peça ajuda ao Espirito Santo para avançar na sua maturidade cristã.


Extraído de parte da mensagem de domingo, 23/06/2024 – Ir.  Lisandro Iusry Abulatif

                                                                                                                                                   

 

Compartilhe em suas redes sociais