A Cruz - 3

Série: Cruz - Você precisa saber - Os Benefícios da Cruz
Publicado em 25/03/2024

Perguntas para interação:
Compartilhe o que você aprendeu sobre Romanos 8:18 no GC anterior.


A cruz fala de entrega total, completa, que iria custar tudo daqueles que se dispuseram em seguir a Jesus. Esse tudo implicava inclusive rejeição social do mundo e a própria morte dos discípulos. Vemos Jesus orando por eles na Oração Sacerdotal de João 17:14. Mas esse é apenas um entendimento inicial da cruz de cada crente, e ainda é válido para nossos dias, pois precisamos carregar a nossa cruz até o fim. Não fique triste por isso. Não é uma cruz sem propósito. Jesus encarou a cruz com um objetivo claro e assim devemos fazer, por isso estamos nesse tema no GC. Se alegre com a vitória pela cruz. Eis um outro vislumbre da cruz: ela traz benefícios eternos.

Com a morte e ressurreição de Jesus, a cruz se revela não como um fim, mas como uma etapa a ser vencida, um processo que leva o crente, pela fé, a outro patamar. E um convite para subirmos de nível, pois no “Cristo Ressurreto” a cruz assume também um outro significado. Ela aponta para a disposição de Jesus em morrer por nós levando nossos pecados, fazendo o que não poderíamos fazer e revela o seu amor pela humanidade. Enquanto temos o compromisso de assumirmos a nossa própria cruz, temos o exemplo sublime de um Deus (Jesus é Deus) que assumiu a cruz por nos amar e por isso a cruz (obra de Jesus) traz benefícios. Eis aqui apenas alguns deles:

  • Perdão (Ef.1:7; Rm.3:25)
  • Libertação da maldição, acesso as bênçãos e a habitação do Espírito Santo (Gl 3:13-14)
  • Oportunidade de uma vida nova (1Pe.2:24/ 2Co.5:17)
  • Reconciliação ampla (2Co.5:19; Cl.1:20)
  • Paz com Deus e uns com os outros (Ef. 2:16-18/ 4:1-5)

Importante: A cruz é apenas um símbolo, foi um instrumento e em si mesma não tem nenhum poder. É somente por Cristo em sua obra redentora que temos os benefícios que citamos acima.

Então, como você via a cruz antes? E agora, como você a vê? Hoje você pode orar agradecendo ao Senhor por sua obra na cruz, não é mesmo? Faça isso! Agradeça ao Senhor por Ele ter morrido naquela cruz por você, seus irmãos e por aqueles que ainda não conhecem essa verdade. Peça ao Espírito Santo o que você precisa para tomar a sua cruz dia a dia e seguir a Jesus.

Compartilhe em suas redes sociais