Um Chamado ao Desenvolvimento

Temos a tendência de obedecermos quando sabemos que estamos sendo observados.Obedecer na presença de uma autoridade, seja ela qual for, é sempre um sinal de que estamos engajados numa ideia a cumprir, mas e quando estamos sozinhos? Quando somos imaturos,existe o perigo real de afrouxamos a disciplina interior e aí as portas e janelas da alma ficam vulneráveis contribuindo para que o desvio de conduta aconteça. Esse perigo também existe espiritualmente e revela que ainda precisamos crescer e desenvolver nossa vivência espiritual não baseada em regras, mas numa disposição de mente que entende a salvação recebida.

Paulo chama a atenção daquela igreja para o fato de que embora não estivesse mais junto dela, a obediência a palavra de Deus deveria ser ainda mais observada. Ele chama a congregação ao desenvolvimento da salvação, o que requer uma consciência espiritual sensível ao Espírito, ou seja, Deus está a todo o momento chamando nossa atenção para esse desenvolvimento e dando todas as condições para que ele se realize. Não estamos no modo“piloto automático” e sim, somos provocados a essa consciência pois Deus quer realizar algo emnós e através de nós na nossa geração.

“Porque Deus – está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-Lhe, e depois ajudando-os afazer aquilo que Ele quer.” – Fp.2:13 – NTLH

O desenvolvimento da nossa salvação não é algo inconsciente assim como o crescimento biológico. Quando somos crianças ou mais jovens, não pensamos no crescimento do nosso corpo, mas apenas nos alimentamos, dormimos, nos mexemos no dia a dia e isso vai acontecendo naturalmente. Desenvolver nossa salvação não se dá de forma inconsciente, pelo contrário, é preciso ter uma mente vivificada, ativa e apercebida das realidades espirituais. Não andamos pelo que vemos (vista), mas vivemos pela fé no propósito de Deus (visão).

Nossa mente humana é sedenta por coisas lógicas, mas obedecer a Deus em tempos difíceis não é nada lógico. Nossa maturidade espiritual passa pelo crivo da obediência ao Senhor.Queremos conhecer para depois obedecer, mas precisamos primeiro obedecer a palavra do Senhor para que depois possamos nos alegrar com o conhecimento dEle experimentado em nossas vidas. Esse é o tempo, essa é a oportunidade que o Senhor está nos dando para crescermos e desenvolvermos aquilo que aprendemos e temos aprendido do nosso Deus.