Tempo De Preparo

Observando a história de Moisés podemos verificar três etapas bem distintas que o Senhor usou para trabalhar com Seu servo que iria conduzir a nação de Israel no período pós escravidão. Antes de falar das etapas, é importante que tenhamos em mente que elas não são uma regra, Deus age da forma que julga necessário porque é Deus! Ele conhece o coração dos seus filhos e sabe como trabalhar com cada um deles.Sua vontade é boa, perfeita e agradável; suas ações muitas vezes são misteriosas para nós, mas temos todos os motivos do universo para confiar; Ele é santo, amoroso, gracioso, justo e perfeito em tudo o que faz.

  1. Moisés no Palácio: nessa etapa ele já era um milagre; seus pais haviam tido a coragem de “abrir mão dele” colocando aquela criança indefesa dentro de um cesto rio Nilo abaixo, justamente no lugar onde faraó jogava as crianças hebreias assassinadas. O tempo de palácio nos fala do tempo de milagre,misericórdia do Senhor, mas não podemos achar que o palácio é a fonte de tudo. A ciência é importante, mas não está acima de Deus e pode nos levar a agir no ímpeto da nossa própria forma de pensar; “o nosso jeito de fazer”. Essa natureza precisa ser transformada, pois do contrário, irá confundira forma de Deus agir com a forma do mundo. Moisés tinha uma excelente “formação superior”, mas isso não lhe dava o necessário para agir em nome da correta justiça. Deus então inicia uma nova etapa de preparo com Moisés
  2. Moisés no Deserto: foi o lugar onde Moisés teve que mudar até mesmo a forma de vestir. Quando ele ajuda as mulheres a dar água aos seus rebanhos, note que ele é identificado como um egípcio. Mas por quê? É que o tempo de palácio fez com que Moisés achasse que sua identidade era de egípcio,mas o tempo de deserto deu a Moisés a oportunidade de rever suas origens, pensar no seu chamado e quem sabe até mesmo desistir dele. Depois de 40 anos em um lugar que não era seu, cuidando das ovelhas que não eram suas, no meio de um povo que não hebreu, casado com uma esposa que não era hebreia, com filho, será que Moisés acharia que seria possível cumprir a vontade de Deus? Era a hora de um novo ciclo de preparo! Deus se revela a Moisés;
  3. Moisés Ativado no Chamado: Moisés era só mais um nômade por aquele deserto? Não! Deus estava preparando aquele homem de forma reservada. Tempos de deserto precedem grandes intervenções divinas! Cada fase da nossa vida, quando entregue ao Senhor, se torna um ambiente de manifestação da Sua glória. Deus foi até o deserto, onde estava um homem cuidando de ovelhas com seu futuro dado/limitado pelas circunstâncias; o Senhor o chamou, confrontou, exortou, alinhou, capacitou e depurou sua vida, fazendo nele aquilo que ele mesmo jamais imaginaria, transformando esse homem chamado Moisés em Sua voz naquela geração e em um marco para Israel e as nações da terra.

Deus está nos preparando como indivíduos e como Igreja. Não importa a fase da vida ou as circunstâncias, Deus não perdeu sua Igreja de vista, Ele não perde tempo, mas investe tempo preparando filhos maduros para compartilhar com eles os Seus projetos. Para cada fase citada da vida de Moisés o Senhor trabalhou 40 anos e isso não atrapalhou a vida daquele homem, mas deu a ele um novo horizonte pelo qual valia a pena investir sua vida, família e todos os seus recursos.

Em que área da sua vida Deus está preparando você nesses dias? O que você precisa abandonar? Deus quer se revelar a você como “EU SOU”; Ele é tudo o que você precisa!