Indo Além

Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens ouvidos abertos, nada ouves. – Isaias 42:20

Percebemos o mundo natural através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

No texto acima Deus pega dois desses cinco sentidos para falar conosco – a visão e a audição.

Podemos ver que as pessoas não eram cegas, pelo contrário, tinham a capacidade de ver muitas coisas. Da mesma forma as pessoas não eram surdas, pois tinham seus ouvidos abertos. Entretanto, não tinha a capacidade de observação de coisas que estavam acontecendo, dos detalhes, tampouco a sensibilidade de poder ouvir além do que estava sendo dito.

Pequenos detalhes fazem a grande diferença – um milímetro, um segundo, pode salvar vidas.

Os olhos e os ouvidos são instrumentos de inteligência e obediência.

I Coríntios 2:9 – “Nem OLHOS viram, nem OUVIDOS ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Fazendo um paralelo com o texto de Isaias 42:20 vemos novamente os olhos (visão) e ouvidos (audição) como elementos fundamentais para podermos desfrutar daquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Gostaria de salientar que muitas vezes Deus quer chamar nossas atenção para desfrutarmos de coisas maiores que temos experimentado, e, para tanto, permitirá que passemos por situações desagradáveis, momentos difíceis, tribulações, para que possamos perceber que Ele está desejando nos levar além.

Porque você está lendo esta palavra? Qual o significado que pode ter para nossa vida prática? O que Deus está querendo falar com você? Qual o propósito? O propósito de tudo isso está no texto a seguir.

Isaias 54:2 e 3 – “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”

Aqui está objetivo para ser ver os detalhes que não e ouvir além do que está sendo dito.

No versículo 2 – fala de crescimento, de ampliação. Os nômades habitavam em tendas e muitas vezes precisavam ampliar o espaço para comportar o crescimento. Para tanto, eles estavam preparados para alargar as suas tendas, pois possuíam as colunas, as lonas, os tecidos, as estacas e as cordas para ampliar a tenda. Adquiriam os materiais antes mesmo de contemplar o crescimento.

Havia uma ordem: não o impeças. Quantas vezes nós mesmos é que impedimos o nosso crescimento seja em qual área for da nossa vida. O que tem impedido você de crescer, de ser ampliado?

No versículo 3 – nos apresenta o resultado para aquele que está preparado. A benção será liberada em tal proporção que vamos ficar escandalizados com aquilo que o Senhor vai fazer. Só consegue transborda aquele que constantemente está se enchendo (do Espírito Santo) que onde for, seja para a direita ou para a esquerda, haverá um transbordar da benção de Deus para a sua vida e para a vida das pessoas que estão ao seu redor.

Observando estes textos faça uma reflexão profunda para que sua vida seja de crescimento e ampliação em todas as áreas (pessoal, familiar, profissional, espiritual e ministerial).

Deus abençoe. Ap. Sidinei Consteila.