Eu Tenho Um Sonho

“Pois (José) lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive… Sonhei também…” – Gênesis 37:5 e 9.

Aquilo que Deus fala e faz é impossível esquecermos. Lembro o dia em que recebi a Cristo no meu coração, numa situação desesperadora, às 23:00 horas de uma segunda feira. O pastor que me atendeu após ter me conduzido a Cristo, me disse: – Deus tem um plano em tua vida. Quando sai da igreja naquela noite sabia que algo tinha acontecido em meu interior. Na oportunidade estava com minha noiva, hoje minha esposa e disse a ela: – Veja bem, eu cheguei aqui desesperado, saio com uma paz que nunca experimentei na vida e Deus ainda diz que tem um plano comigo.

Num tempo de total ignorância acerca de Deus e das coisas de Deus, sem entender nada a respeito do evangelho, o Senhor colocou em meu coração uma pequena semente, que com o decorrer do tempo germinaria, cresceria e daria fruto para a Sua glória. Entendo que essa pequena semente era o sonho de Deus (propósito) para minha vida.

Tudo começa com um sonho, que mais tarde se transforma em missão de vida.

Creio que assim foi com José. Ele tinha aproximadamente 17 anos quando teve essa experiência. Certamente era um mistério para ele, quem sabe não entendeu nada naquele momento, mas uma semente foi lançada por Deus em seu coração. A partir de então muitas coisas começariam a acontecer para que esse sonho se tornasse realidade. Muitas – 2018 – “Tempo de Mudança” – mudanças deveriam acontecer, sendo que muitas delas não seriam agradáveis aos olhos humanos, mas aos olhos divinos era puro treinamento. Portanto, não olhe as provações como dificuldades, mas como treinamento de Deus para conduzi-lo ao Seu propósito.

Gênesis 37:17 a 28 – Os primeiros que conspiraram contra José, o sonhador, foram seus irmãos, os da própria casa. Muita gente não conseguirá compreender o sonho (plano) de Deus para sua vida e desejarão frustrá-lo, nem que para isso tenham que colocá-lo numa cisterna com o desejo de matá-lo ou até mesmo vende-lo.

Gênesis 39:1 a 19 – Aquele que era o preferido do papai Jacó, que tinha todas as regalias dentro de casa, agora é vendido como escravo. É importante notarmos que José não ficou se lamentando, ou se entregando ao coitadismo, antes, se propôs a servir a Potifar e a trabalhar. Você já viu um escravo prosperar?  A Bíblia diz que José veio a ser homem próspero, pois tudo que ele fazia, o Senhor prosperava em suas mãos.

O homem que tem o sonho de Deus em seu coração sempre será provado. José foi provado numa área extremamente sensível – a área sexual. Foi tentado pela mulher de Potifar, entretanto, não caiu em tentação. Por causa disso foi parar na prisão devido a calúnia levantada pela mulher que não conseguindo seu intento mentiu.

José vai para a prisão, mas não o vemos se queixando que tinha sido preso injustamente, que era inocente, se revoltando. Diante de situações como essa, particularmente tenho sempre presente o texto de I Pedro 2:21 a 23 – “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo (engano) algum se achou em sua boca; pois ele quando ultrajado (insultado, injuriado) , não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”.

O homem que carrega o sonho de Deus em seu coração terá que passar por várias provas que poderão se apresentar através de circunstâncias ou pessoas. Ele terá que ser maior que tudo isso.

Por experiência entendo que a caminhada em direção ao propósito de Deus, seremos como alguém que está se preparando para conseguir a carteira de motorista numa autoescola. Seremos reprovados enquanto não passarmos no teste.

Você já se viu diante de uma pessoa que pede para você provar a comida, ou bolo, para ver se você aprova? Você aprova somente depois de provar, assim é na vida espiritual – Você sé é aprovado depois de ser provado.

Gênesis 39:21 a 39 – Vemos agora José na prisão e constatamos novamente que ele prosperava num local totalmente inapropriado, porém o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.

Você já viu um presidiário prosperar?

Quando o homem se submete ao sonho (plano, propósito) de Deus para sua vida, ele vai prosperar independente do local onde se encontra, pois o Senhor é com ele.

Depois de tudo isso chega o momento em que Deus vai exaltar a José. Ele é levado à presença de Faraó, considerado o líder da maior civilização da época, o potentado dos povos (Salmo 105:20).

Nesse momento Faraó reconhece diante de toda a corte quem é José “Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus”. Nesta época José tinha 30 anos.

É importante considerarmos que decorreram 19 anos para que o sonho se cumprisse (Gênesis 45:6), foi quando seus irmãos se prostraram diante dele (Gênesis 44:14). Precisamos entender que o propósito de Deus para nossas vidas é um processo para nos levar ao amadurecimento.

Certa vez alguém disse que os homens de Deus não são feitos e micro ondas, mas em fornos, ou seja, nada é instantâneo.

Algumas lições sobre o sonho de Deus para nossas vidas:

1) O sonho é uma semente que precisa germinar, crescer e dar fruto.

2) As provações são necessárias e virão através de pessoas e circunstancias.

3) Não reclamar ou murmurar das provações, elas fazem parte do treinamento.

4) A prosperidade em Deus não depende de situações ou locais favoráveis.

5) O tempo é indispensável para chegarmos onde Deus quer.

6) Deus é justo em recompensar a todo aquele que se submete a Sua vontade.

“Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará”. – Isaias 32:8.