Alguém Entre Vós

Quantas vezes nos sentimos debilitados na fé? Quantas vezes nos sentimos vazios e secos espiritualmente? Isso é motivo para desistir? A resposta é não! Não é motivo para abandonarmos a vida cristã e tornarmos a uma vida sem sentido. Já experimentou conversar com alguém?

A maturidade das pessoas também é apresentada na medida em que se dispõem a conversar sobre seus problemas, desde as coisas mais simples as mais complexas (íntimas muitas vezes) e expô-los a pessoas maduras que possam ajuda-las. Somente imaturos acham que estão imunes a problemas e resumem sua vida cristã a uma frase muito utilizada nos cultos de domingo: “Deus está no controle”. Será? Ou o orgulho está no controle e não deixa você falar?

Não falar sobre o que se está sentindo, pode ser uma armadilha fatal na vida de uma pessoa. O silêncio pode em muitos casos ser um remédio, mas em outros, pode ser a chave para uma vida de fracasso e até levar pessoas a morte prematuramente. Doenças psicossomáticas1 são exemplos disso.

A epístola de Tiago nos orienta em todo tempo a uma vida de evangelho prático. Isso mesmo! Não basta só encher a cabeça de estudo bíblico se isso não se reflete na vida prática nessa terra. O Evangelho Verdadeiro é para ser vivido com responsabilidade diariamente! Inclusive em tempos de dificuldades!

Está sofrendo? Ore! Parece simples demais para os nossos dias, por isso muitos tem perdido a oportunidade de ver Deus agindo na sua vida. Hoje há muita reclamação e pouquíssima oração. E se a gente invertesse isso, não seria melhor?

Está alegre? Cante louvores! Parece que só quem pode cantar é quem está com o microfone na mão. Cante! Exploda de alegria pelo que o Senhor fez na tua vida! Cultue ao Senhor com a tua boca, tua voz, teus movimentos; manifeste na sua vida a presença poderosa de Deus. Paulo e Silas não gravaram nenhum CD, mas os louvores daqueles dois homens na prisão fizeram o lugar tremer.

Existe uma diferença significativa entre reclamar e conversar com alguém. O reclamão vive a adoecer o coração e a alma dos irmãos e raramente aparece em reuniões de oração. O filho maduro não é assim, pois ele mesmo em sofrimento ora. Veja que no mesmo versículo 13 de Tiago encontramos algumas palavras interessantes: Sofrimento, Oração, Alegria e Louvor. Não seriam chaves para aplicarmos na nossa vida, assim como Paulo e Silas em Atos 16, dos versos 23 a 26? Pense nisso!

Comunique-se! Não ande só! O isolamento e o silêncio podem matar física e espiritualmente as pessoas. Ninguém é perfeito a não ser Cristo! Procure ajuda!