A Igreja Que Ora

igrejaqueoraÉ importante entendermos que a vida de oração coletiva é tão indispensável como a vida de oração individual. Muitas pessoas ao redor do mundo não têm essa oportunidade, mas nós sim, e por isso erramos quando não nos colocamos como Igreja (Corpo de Cristo) em oração.

O próprio Senhor Jesus demonstra isso quando intimou os discípulos que ao invés de orar (Mt.26:16-17), estavam dormindo achando que era mais um dia normal na vida deles. Nesse caso específico, o que Jesus queria, dentre outras coisas, era que os discípulos ficassem alertas, preparados para a situação que logo em seguida viria. Jesus sabia que numa situação difícil a nossa humanidade tenderia a fraquejar – “o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Orar coletivamente nos prepara para enfrentarmos dias difíceis como Igreja.

No livro de Atos podemos aprender algumas lições sobre o poder da oração coletiva e a importância que ela tem para que a obra de Deus possa avançar:

  • Atos 1:14; 24 e 25: É no ambiente de oração coletiva que a Igreja (Corpo de Cristo) age conectada com a vontade do Senhor;
  • Atos 2:1-4: É perseverando em oração coletiva, que o Espírito Santo se manifesta coletivamente. Se queremos ver e participarmos das manifestações do Espírito Santo na Igreja (cultos/ células/ retiros/ nas praças), devemos orar coletivamente;
  • Atos 2:37-41: Quer ver vidas sendo salvas? Isso é fruto de uma Igreja que tem uma cultura de oração individual e coletiva. O contexto em que Pedro faz sua primeira pregação, estava impregnado por pessoas cheias do Espírito do Santo. Nesse caso, a oração coletiva abriu portas para que o Espírito Santo agisse, pois é ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo – João 16:11;
  • Atos 3:1-8: Esse é um exemplo de que a oração coletiva pode iniciar com duas pessoas (Mt.18-20) e nem por isso será menos poderosa. O maior mover de milagres da face da terra pode iniciar hoje aí na sua célula, num bairro qualquer ou em qualquer lugar, pois Deus usa pessoas e não prédios. Não despreze pequenos cultos ou células pois através deles, Jesus quer usar vidas “comuns” como eu e você para realizar milagres.

Se você, assim como eu, quer ser agente de transformação da sua geração, faça da oração coletiva um valor para sua vida. Você pode começar hoje, aqui nessa célula! Vamos orar juntos?